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Projeto co-financiado pela UE

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Designação do projeto: FTD2023
Código do projeto: NORTE-02-0853-FEDER-181401
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção: Norte
Entidade beneficiária: FTD, Alimentação, S.A.

Data de aprovação: 07-07-2022
Data de início: 25-10-2021
Data de conclusão: 30-06-2023
Custo total elegível: 4.877.852,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 1.219.463,00 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

  • Organização digital e informatização;
  • Reconfiguração do layout produtivo, atendendo ao reforço das necessidades de capacitação da produção;
  • Estabelecimento de procedimentos claros e sistematizados;
  • Promoção da sustentabilidade e do território.

Designação do projeto: Processo de Congelação de Fumeiros
Código do projeto: CENTRO-01-0247-FEDER-004820
Objetivo principal: Desenvolver/ introduzir novos processos de conservação, a congelação e ultra-congelação, para aumentar a durabilidade dos produtos, de forma a garantir que a segurança, qualidade e as suas características originais não sejam alteradas por este processo.

Data de aprovação: 11-08-2015
Data de início: 21-09-2015
Data de conclusão: 21-09-2016
Custo total elegível: 20.000,00€
Apoio Financeiro da União Europeia FEDER: 15.000,00€

Objetivos, atividades e resultados:

O projeto de investigação tem subjacente o estudo de processos de congelação e ultracongelação de forma a aumentar a durabilidade dos produtos Alheira, Morcela de Sangue, Chouriço Criolo/ Salsicha para Grelhar.

Durante o processo de investigação existiram várias etapas, desde a produção dos produtos ao estudo dos processos quer de produção quer de congelação/ultracongelação.

Foram realizadas provas sensoriais dos produtos após congelação/ultracongelação de forma a identificar a melhor solução. Foram realizadas análises microbiológicas e/ou nutricionais de forma a validar a segurança alimentar do processo. Estas provas e análises foram realizadas no âmbito científico e também junto de clientes. Após avaliação de resultados concluiu-se que, os produtos, após serem congelados e descongelados para posterior consumo, mantêm, de uma forma bastante positiva, as suas características microbiológicas, físico químicas e organoléticas.

Tal como comprovado pelos resultados das análises dos produtos fora de validade, o processo de congelação garante que as características se mantêm para além da validade dos mesmos em “fresco”.
Conseguimos também concluir que com o processo de congelação, os produtos em estudo podem ser congelados e aumentar assim, o seu prazo de validade.

Designação do projeto: Consultoria para a implementação e certificação da empresa, segundo o referencial ifs food, versão 6
Código do projeto: CENTRO-02-0853-FEDER-004104
Objetivo principal: Implementação de um sistema segundo o referencial normativo IFS FOOD, com vista à obtenção da certificação da empresa.

Data de aprovação: 11-08-2015
Data de início: 21-09-2015
Data de conclusão: 21-04-2016
Custo total elegível: 20.000,00€
Apoio Financeiro da União Europeia FEDER: 15.000,00€

Objetivos, atividades e resultados:
Com o desenvolvimento do Projeto implementação e certificação , segundo o referencial IFS Food, versão 6, definiram-se:

  • Orientações estratégicas para o desenvolvimento do sistema;
  • Forma de utilização do sistema para a promoção e gestão comercial do negócio;
  • O projeto configurou assim o desenvolvimento de um estudo com a realização de trabalho de campo e com a elaboração e desenvolvimento de diversos documentos;
  • Foi realizado um conjunto de reuniões entre a entidade consultora e o promotor que permitiram o desenvolvimento, implementação e certificação da empresa, segundo o referencial normativo IFS FOOD, bem como, as necessárias e atempadas adaptações ao mesmo ao longo do seu desenvolvimento/implementação/certificação.


Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pela entidade consultora, permitiu também agregar aspetos não identificados anteriormente, alavancando competências e potenciando sinergias em torno da certificação da empresa pela referida norma.

Os objetivos previstos no projeto formam alcançados, consubstanciando-se, a implementação de um sistema segundo o referencial normativo IFS FOOD, na certificação da empresa.

Verifica-se assim, a validade e efeito decisivo no desenvolvimento da empresa através da implementação das decisões tomadas no âmbito presente projecto, considerando que a implementação deste, pode alavancar a internacionalização da empresa, bem como o alargamento do negócio, nomeadamente na angariação de novos clientes cuja certificação é essencial.

Designação do projeto: Alavancagem e Diversificação de Mercados 
Código do projeto: CENTRO-02-0752-FEDER-025790
Objetivo principal: Desenvolvimento de um conjunto de acções concertadas que permitirão o alargamento e a diversificação dos mercados externos

Data de aprovação: 18-05-2017
Data de início: 01-03-2017 
Data de conclusão: 28-02-2020
Custo total elegível: 396.825,00€
Apoio Financeiro da União Europeia FEDER: 178.571,25€ 

Objetivos, atividades e resultados: 

A Salsicharia e Fumeiros Tradicionais do Alto Paiva, Lda. – Fumeiros Terras do Demo, constituída no ano 2000, dedica-se à produção e comercialização de enchidos e fumeiro, tendo o seu fundador iniciado a atividade de comercialização de carnes no ano 1981. Desde a sua constituição, o promotor tem vindo a alargar a sua oferta de produtos, assim como os mercados externos nos quais atua. Atualmente, a empresa apresenta uma taxa de exportação de aproximadamente 15%, comercializando os seus produtos em nove mercados externos. O promotor detém quatro marcas próprias, registadas a nível nacional, designadamente ‘Fumeiros Terras do Demo’, ‘Enchidos de Lamego’, ‘Dom Lusitano’ e ‘Paladar Beirão’.

No âmbito do presente projeto de internacionalização, a empresa identifica como objetivos obter reconhecimento dos seus produtos nos mercados externos, consolidar a sua capacidade exportadora, atender as necessidades específicas dos clientes e dos mercados alvo e potenciar o volume de negócios resultante dos mercados externos. Em termos quantitativos, os objetivos traduzem-se num volume de negócios total de, aproximadamente, 5,8 milhões de euros no ano pós-projeto, assim como um peso de exportações de cerca de 36% do volume de negócios total.

De forma a atingir os objetivos acima mencionados, a ‘Fumeiros Terras do Demo’ prevê abordar três novos mercados externos, nomeadamente Hungria, Irlanda e Marrocos, bem como consolidar a sua posição nos mercados atuais, com especial destaque para o mercado francês.

Para implementar e concretizar a estratégia de internacionalização, a empresa prevê realizar ações de inovação de marketing e organizacionais, que se enquadram nas tipologias seguintes:
– Atividades de Marketing – Conhecimento de mercados externos (Feiras/ Exposições): Participação em feiras internacionais (Wabel, PLMA, SIAL, Farmer-Expo e BBC), com o intuito de consolidar a presença da empresa nos mercados externos e potenciar o reconhecimento das suas marcas junto de potenciais clientes;
– Presença na web, através da economia digital: Desenvolvimento de catálogo eletrónico multilingue, com o objetivo de divulgar os produtos nos mercados atuais, bem como nos novos mercados que pretende abordar;
– Desenvolvimento e promoção internacional de marcas (Ações de promoção): Realização de ações de promoção, com o intuito de divulgar a empresa junto dos mercados-alvo; registo das marcas próprias, a nível internacional, de forma a potenciar a notoriedade e reconhecimento da empresa;
– Prospeção e presença em mercados internacionais (Prospeção e captação de novos clientes): Realização de estudos de mercado, com o intuito de obter informações relevantes acerca dos mesmos; realização de missões inversas, nas quais o promotor se irá apresentar a potenciais importadores oriundos dos países alvo.

Atividades Organizacionais – Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: Contratação de dois técnicos qualificados, direcionados para as áreas de Marketing e Design. Os técnicos serão responsáveis pelo desenvolvimento e implementação do presente projeto de internacionalização, sendo que terão como funções dinamizar a presença da empresa nos mercados externos, analisar a concorrência e os clientes, desenvolver produtos de acordo com as necessidades dos mercados, entre outras. 

Com a implementação do presente projeto de internacionalização, o promotor prevê passar de um volume de negócios internacional de €390,877.48 no ano pré-projeto, para um volume de negócios de €2,199,520.12 no ano pós-projeto. 

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